quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Liderança - Sobre Moisés

EBD - Lição 8. 23 de Fevereiro de 2014 "Moisés - sua Liderança e seus Auxiliares"
“Disse Deus a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó me enviou a vós.” – Êxodo 3:15a.
Quando se fala em liderança no meio do povo de Deus, é necessário saber que a liderança não pertence aos homens, mas sim a Deus, criador do universo e de todas as coisas.
Moisés é um grande exemplo de líder, não há dúvidas disso.   Para se falar de Moisés é interessante ressaltar o contexto histórico. Quando se fala na liderança de Moisés, é importante destacar que ele cresceu como príncipe e o povo de Israel, como escravos de faraó no Egito.   Mas o que fez de Moisés um líder? Ele já nasceu assim ou com o tempo ele se tornou líder?
  “E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos.” – Êxodo 2:11
Moisés, mesmo sendo um príncipe, sabia que seu lugar não era ali, mas sim com seus irmãos Hebreus. O versículo acima nos mostra que ele tinha um grande amor pelos do seu povo. Um líder precisa ter amor por seus irmãos, pelo seu povo.   Após esse relato que a Bíblia nos traz, é dito que Moisés matou o egípcio que agredia o Hebreu. Aqui entra um outro quesito de líder: exemplo.
Mais uma característica de líder: conhecer aquilo precisa ser feito e saber com quem se lida, entendimento.   Assim como a maioria dos líderes, Moisés não o quis sê-lo. Deus teve de o “obrigar” a tal. Moisés alegou que não era capaz, e realmente nenhum homem é capaz, porém Deus é quem capacita o homem para liderar o seu povo. Moisés reconheceu que sozinho não conseguiria, o que deixa de ensino que um líder deve ser dependente de Deus.
  Quando Moisés volta para o Egito, ele volta e faz exatamente o que Deus o mandou fazer, o que deixa de ensino que um líder deve ter comunhão com Deus para estar sempre atento ao que Deus diz para repassar aos liderados, que no caso eram os Hebreus.   Após todos os episódios das pragas e da finalmente saída do povo do Egito, mais uma lição que a Bíblia nos dá utilizando Moisés: fé.
Moisés tirou os Hebreus do Egito para caminhar pelo deserto até Canaã. Qual a certeza que eles chegariam no destino atravessando os grandes perigos do deserto? As palavras de Moisés, ordenadas por Deus. Moisés teve fé em tudo o que Deus falou a ele, mesmo sendo impossível aos olhos humanos. Um líder precisa ter fé e coragem para fazer as tarefas que Deus passa.  
Outro ensino sobre liderança é a questão de ser um exemplo. O povo acreditava no que Moisés dizia, ou seja, Moisés passava confiança e veracidade. Não é fácil abandonar uma terra que você tinha família e um teto para dormir e se emaranhar no deserto, mas eles tiveram fé, inspirados no que Moisés falou a eles.  
Moisés, ao receber a dica de seu sogro, compartilha as tarefas de líder com outras pessoas. Um líder deve saber ouvir as pessoas e que nada se faz sozinho e, também, que no grupo de liderados sempre existem talentos, talentos estes que, se forem trabalhados, produziram muitos frutos com o tempo.   Moisés ensina também que um líder deve interceder por aqueles que ama, mesmo quando estes estão errados:
 “Assim tornou-se Moisés ao SENHOR, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.” – Êxodo 32:31 e 32.
  Outro exemplo de dependência de Deus que Moisés ensina, é quando ele diz que sem a presença de Deus ele não andará com o povo para lugar nenhum (Êxodo 33:15). Um líder não deve dar nenhum passo fora da presença de Deus com o povo, deve estar sempre atento para não perder a presença de Deus, pois sem ela, nada pode ser feito.   Moisés foi um homem muito ousado. Ele quis ver a Deus(Êxodo 33:12 e 13).
Um líder deve ter ousadia para buscar a Deus e achar graça aos olhos dEle pelo povo dEle.   Ao longo da vida, Moisés fez vários discípulos, dentre eles se destacou Josué. Mais um ensinamento de liderança que é aprendido com Moisés: Um líder deve fazer discípulos.  
Para finalizar, Moisés foi um líder tão importante que, ao ser lembrado, representa a Lei do Senhor. Todos se lembram de Moisés como sendo a Lei. Um líder deve deixar marcas de sua liderança.
O povo Hebreu recebeu a Lei do Senhor e viveu em baixo da Lei, mas porque tinham um homem a frente que recebeu a Lei do Senhor, a repassou ao povo e a seguiu. Um líder deve pregar o que vem de Deus, deve ensinar os caminhos de Deus e deve ser bom em fazer o que prega.  
“E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o SENHOR conhecera face a face” – Deuteronômio 34:10  
Que possamos aprender com esse grande homem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário