terça-feira, 21 de outubro de 2014

Uma bela mensagem sobre a Bíblia

A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em nossas vidas; ela nos endireita e nos ajuda a fazer o que é correto. / Ela é o meio que Deus utiliza para nos fazer bem preparados em todos os pontos, perfeitamente habilitados para fazer o bem a todo mundo.” 2 Timóteo 3:16-17  (Bíblia na Linguagem Viva)
Foi o Espírito Santo, no íntimo desses homens de Deus, quem lhes concedeu mensagens verdadeiras da parte de Deus.” 2 Pedro 1:21 (Bíblia na Linguagem Viva)

A Bíblia é uma narrativa (de Deus), a história da redenção, e o seu personagem principal é Jesus Cristo. Ele é o tema principal da narrativa, e Ele é revelado em cada página do livro.
Essa história mostra como Deus utilizou a natureza e controlou a história para enviar Seu Filho para resgatar homens e mulheres rebeldes, insensatos e egoístas. Ele os libertou da escravidão de si mesmos, os capacitou a viverem para a Sua glória, e os presenteou com uma eternidade em Sua presença.
Quando lemos a Bíblia descobrimos que nosso problema mais profundo não são os pecados individuais que cometemos a cada dia e os problemas que estes nos causam, MAS sim o fato de que buscamos encontrar nossa identidade fora da história da redenção.
Só quando virmos nossa história envolta pela história mais ampla da redenção é que começaremos a viver a vida de Deus para nós.
  • Mudanças permanentes só começam em nós quando nossa identidade, nosso propósito e senso de direção são definidos pela história de Deus!
A Bíblia nos ensina claramente que Deus tem um plano para o seu mundo e para o povo que nele está.
Em qualquer momento da história de Deus descrita na Bíblia, se nos perguntarmos: “O que Deus está fazendo?”
A resposta será: “Cumprindo o Seu plano!”
“Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra. Disse Deus: “Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês; E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que se movem rente ao chão”. – Gênesis 1:27-30… E assim foi.
O relato da criação é narrado em uma cadência… Deus cria algo e declara que é bom, e segue nesse ritmo até que: Ele cria as pessoas!
De repente o ritmo é interrompido… e Deus faz algo com Adão e Eva que não faz com mais nada que criou; imediatamente após ter criado o homem e a mulher, Deus fala com eles.
Por que Deus falou com eles?
Deus sabia que apesar de Adão e Eva serem pessoas perfeitas, vivendo um relacionamento perfeito com Ele, sozinhos ou por eles mesmos não poderiam entender a vida. Deus teve que explicar a eles o que deveriam fazer com suas vidas.
Eles não precisavam dessa ajuda por serem pecadores, MAS precisavam dessa ajuda de Deus, por serem humanos, por terem sido criados com a maravilhosa habilidade de pensar. Estamos sempre pensando, organizando, interpretando e explicando o que acontece dentro de nós e a nossa volta.
Deus deu a Adão e Eva a habilidade ímpar de pensar, MAS só as palavras Dele poderiam dar a eles a interpretação do mundo, da vida, de maneira certa.
O homem foi criado para ser dependente de Deus, de Sua direção, de Suas palavras, para conseguir interpretar sua própria vida! Sabendo disso (que Deus deu a Adão e Eva a habilidade ímpar de pensar), satanás também vem falar com eles!
E o que satanás oferece a Eva é exatamente o que ele sabia que seria para a própria destruição dela…Satanás coloca Eva nas suas próprias mãos, a leva a pensar, interpretar, entender e aplicar por si só, a dirigir sua vida da sua própria maneira, ser autossuficiente, não “precisando” mais ser dependente de Deus.
“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntouà mulher: “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’? “Respondeu a mulher à serpente: “Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ”.Disse a serpente à mulher: “Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal”. Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também. Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.” - Gênesis 3:1-7
Foi deste momento em diante que Deus começou a escrever: A História da Redenção (Resgate) da Humanidade.
A Bíblia é o falar de Deus novamente ao homem caído, separado, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, para nos fazer compreender o que está errado em nossas vidas, e guiar nossa interpretação do mundo, da vida de maneira certa.
A primeira interpretação que precisamos ter é a de que dependemos do Plano de Deus para sermos livres de nós mesmos, da nossa autossuficiência, nossos pensamentos maus, destrutivos que nos levam a morte.

  • O Plano de Deus para nos levar de volta a um relacionamento perfeito com Ele;
  • O homem (humano) que quebrou a maldição da escravidão da humanidade, escolhendo ser dependente de Deus para saber o que deveria fazer com a sua vida;
  • O tema principal de TODA a Bíblia!
Escrito por: Bia Rocha
Retirado de: http://www.geracaojosue.com.br/mensagens/a-biblia-e-o-livro-especial-de-deus-escrito-por-ele/#more-2042

Nenhum comentário:

Postar um comentário